
🐼 Desfralde Consciente 🐼
Tenho acompanhado alguns casos de crianças prejudicadas com o⚡️desfralde forçado⚡️.
Na literatura de Laura Gutman, ela descreve casos com importante prejuízo, e reforça a importância de respeitar o tempo da criança nesse processo. Maria Montessori também descreve a importância de se respeitar o tempo do desfralde, sem forçar. No entanto, vejo muitas pessoas "desfraldando" o filho "por que ele já tem dois anos", e isso é um erro honesto, uma vez que está tão enraizado em nossa cultura quanto o "não viciar no colo", mas precisamos rever isso. Como já mencionado anteriormente, o senso comum está um tanto quanto desatualizado, e precisamos nos atualizar constantemente para compreender o que se sabe hoje desses processos.
E quando você compreende que o desfralde depende do controle de esfíncters, e entende que isso não é aprendido, mas sim desenvolvido, você passa a entender que não depende tanto de "educar" a criança. Deixar ela molhada, brigar, deixar de castigo.. só vai deixar a criança frustrada, com medo, e - principalmente- tornar a ida ao banheiro uma temática perigosa. Arriscando futuros problemas com o tema.
Atenção!! Não estamos falando que não é legal ensinar a criança sobre usar o banheiro!! É legal explicar, mostrar-se indo ao banheiro fazer as necessidades, ensinar xixi e coco.
O que estamos falando aqui é que, apesar de poder ensinar essas coisas, não podemos esperar que a criança aprenda no nosso tempo. Deve ser no tempo dela. E ponto. É POR ISSO que somos contra "Semana do Desfralde", uma vez que padroniza várias crianças que têm seus tempos individuais e particulares.
Gostou da campanha??
Acompanha essa semana, então! Vamos falar das várias visões sobre o tema, explicar melhor algumas coisas, e tirar dúvidas!
E você? O que quer saber sobre o desfralde!?
#PsiMama
#DesfraldeConsciente
Deixe Seu Comentário
Postar um comentário