Por que a imagem da esquerda tem chocado mais do que a da direita?

💜
sábado, 30 de janeiro de 2016
Infelizmente, por falta de costume!



Vivemos em uma sociedade patriarcal e com dominante repressão sexual feminina. Neste contexto, a sexualização do corpo feminino faz da exposição dele apenas interessante quando sensualizado. 

E ninguém está sensualizando enquanto amamenta, não é mesmo?!

Além disso, consideramos o aspecto "expectativa". Quando você está no meio do carnaval, você já espera encontrar muitos peitos pulando na sua frente livre, leve e soltos. No entanto, você não tem essa mesma expectativa (ver peitos) ao fazer comprar no supermercado. Você olha o tomate, compra a alface e..olha! Peitos! Meu Deus!

"Eu não esperava por essa!!"

Agora vamos analisar. Por que não? Porque hoje em dia, apesar da amamentação estar em foco, ainda não se "espera por essa"? Por que não é o padrão. Isto por que temos um grupo enorme super a favor da mamadeira e leites artificiais: hospitais que o ministram a recém- nascidos, pediatras que o receitam a qualquer custo, pessoas que acham "mais pratico" e "a mesma coisa que o leite materno", entre outros. E o leite artificial, assim como a cesariana, foi naturalizado e banalizado, sendo surpreendentemente mais comum de encontrar exposto alimentando um bebê no supermercado do que peitos.

"Assim como a cesariana", por que ambos são absurdamente importantes e necessários, e graças à tecnologia, existem para salvar muita mãe e muita criança que realmente precisam! 

E "naturalizado e banalizado" por que ambos têm sido usados por pessoas que teriam experiências incríveis, caso tivessem a oportunidade de usufruir dos recursos naturais do corpo. 

"Tivessem a oportunidade" por que falo sem acreditar na livre escolha, mas sim numa imposição feita pelo sistema como um todo, em que mães verdadeiramente acreditam de coração que ambos a cesariana quanto o leite artificial são super normais, naturais e  saudáveis. 

Caso o sistema considerasse a amamentação "normal, natural e saudável", e a estimulasse como fazem com mamadeiras e leite artificial, aí então teríamos várias mães amamentando no supermercado. Chegaríamos lá já na expectativa de ver uma mãe ou outra lindamente alimentando sua prole enquanto fazem compras. E então não chocaria tanto.

O que você pensa sobre isso? 
De sua opinião, a PsiMama quer saber! :)

Foto da esquerda por Júlia Harger, autora do "Vegana é sua mãe"!

#PsiMama
#OPoderdoDiscursoMaterno
#Veganaésuamãe

Assinatura

Assinatura

Postagens Relacionadas:

Deixe Seu Comentário
Postar um comentário