Esse é um tema delicado mas importante, e precisa ser dito: nossos filhos precisam de nosso suporte e de nossa confiança para se desenvolver!
Não tente educar seu filho de longe, gritando, nem muito menos ameaçando. Isso só vai te frustrar, te estressar e desamparar a criança. Esteja por perto. Faça junto. E mesmo que você tenha dito inúmeras vezes que ele não fizesse isso ou aquilo, quando seu filho se machucar, respire profundamente e lhe dê carinho.
Se o seu filho te desobedece e se machuca por isso, dando carinho imediato e lhe explicando as consequências de suas ações, ele aprende três coisas importantes:
1)Aprender com os próprios erros.
2) Que você sabia o que estava falando, e falou por carinho para evitar que ele se machucasse - então ele aprende a confiar nas suas instruções.
3) Você não deixa de amá-lo por que ele errou.
É muito perigoso nossos filhos terem medo de errar, e mais perigoso ainda é terem medo de nos buscar quando erram. Ser o porto seguro dos nossos filhos garante à eles que possam buscar seus caminhos sem medo.
Outro ponto importante é estar por perto. Ter filhos demanda tempo e energia, eu sei. Mas estar por perto e demonstrar confiança dá à criança espaço para desenvolver a própria confiança. E esse será uma fator decisivo para que se torne um adulto independe e seguro.
Precisamos ser os primeiros a acreditar neles e apoiar as novas tentativas e aprendizados desde bebês! Confiar que vai conseguir, mesmo que não seja de primeira, seja o que for que esteja aprendendo. Ter orgulho quando conseguir e a certeza de que está aprendendo e se desenvolvendo no seu tempo, e por suas próprias vias.
Esse apoio, essa confiança e essa segurança a criança carregará para o resto da vida.
E acredite.. Esses momentos em que você foi crucial para que tudo desse certo deixarão saudade.
Então curta, esteja por perto, apoie, console..
Você é a coisa mais importante do mundo hoje! Então, seja! :)
Grande beijo
#PsiMama
Deixe Seu Comentário
Postar um comentário