Será que suas atitudes condizem com seus desejos na vida dos seus filhos?

💜
segunda-feira, 24 de julho de 2017
Bom dia! Vamos falar de nossos ensinamentos inconscientes e suas consequências..

Já fiz dois workshops como Paizinho, Vírgula , e em ambos ele falou disso e mexeu comigo!


A gente sonha e imagina os adultos que queremos que nossos filhos sejam. Reclamamos de como o mundo está e queremos deixar um mundo melhor com pessoas melhores. No entanto, será que nossas atitudes seguem para esse destino? Quais os ensinamentos que suas atitudes estão deixando? Quais os valores que você ensina sem perceber? Vamos analisar!

Quando validamos os sentimentos de nossos filhos, ensinamos o auto conhecimento! Quando ao invés de castigar ou dar prêmios, você usa a empatia e a conversa, você promove empatia e comunicação na vida dele! Quando você não grita, não usa a violência, não faz grosserias, pede por favor e diz obrigado para ele, sempre, promove que essas coisas sejam naturais no dia a dia deles!

Quando não da doces, não da petit suisee no dia a dia, promove a saúde e a consciência alimentar. É assim por diante! Não seremos perfeitos, nunca! Mas esses questionamentos sempre serão positivos ao nos colocar para pensar! Até por que, o discurso prepara, mas são as nossas ATITUDES QUE ENSINAM. Uma boa forma de analisar é pensar em como seu filho está hoje. Quais as atitudes dele ou dela que te incomodam? O que você gostaria que mudasse? Será que seus padrões de disciplina têm como objetivo o longo prazo ou o curto prazo?

Por exemplo, fiz um texto sobre castigo e tiveram vários comentários a favor do castigo. Mas o que o castigo ensina pro futuro? Ele pode até resolver na hora o que te incomoda, mas o que ensina para a criança? O que promove na vida dela? O que ensina de auto conhecimento, o que ensina sobre lidar com frustrações, o que ensina sobre o porquê de não fazer as coisas? Será que a criança entende a não fazer pelos motivos certos, ou só para não ser castigada ou não perder privilégios?

Acredito que a COMUNICAÇÃO seja o ÚNICO caminho verdadeiro para o relacionamento com crianças e futuros adultos maduros, bem resolvidos e felizes. Compreender que precisamos PROMOVER que tenham AUTO COMPREENSÃO, que se conheçam, se respeitem, se entendam, se amem. Que tenham segurança para tal. Que consigam se colocar o no lugar do outro, e que NÃO FAÇAM O QUE NÃO DEVEM por COMPREENDER EXATAMENTE OS MOTIVOS que levam aquelas atitudes a serem negativas.

A imagem pode conter: texto


Então a dica dele que dou pra vocês é essa, me ajudou muito!
Que tal fazer agora uma lista num papel de quais as habilidades e características que você gostaria de promover na vida dos seus filhos, e quais os padrões que têm acontecido na vida dele. Vamos comparar essas listas e ajustar adequadamente! <3

Essa imagem foi inspirada numa imagem da maravilhosa Psicóloga Gisele Gadotti

#PsiMama
#Ressiginificando
Deixe Seu Comentário
Postar um comentário

Assinatura

Assinatura